Companheiros do Santíssimo Sacramento




Os Companheiros do Santíssimo Sacramento, nascem no seio da Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis no dia 15 de Outubro de 1997, cada Companheiro compromete-se, individualmente, a viver diariamente no mundo, a missão de Jesus Cristo, através da Adoração, do louvor e da Sua glorificação no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
Pertencendo à Família Franciscana, estes vivem no mundo a Espiritualidade Franciscana ao jeito do Pobre de Assis.



Lema dos Companheiros do Santíssimo Sacramento:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação dos cativos e, aos cegos, o recobrar da vista; a mandar em liberdade os oprimidos. (Lc4, 18)




Carisma dos Companheiros do Santíssimo Sacramento:

Como Companheiros, o seu grande ideal será fazer das nações ou seja dos que se cruzam nos nos seus caminhos, discípulos de Cristo, que possam por sua vez, proclamar com as suas vidas e a sua palavra, a Boa Nova do Reino e as maravilhas de Deus.

Ser Companheiro é experimentar que o Senhor nos ensina e nos educa a estar no mundo como filhos, e como irmãos, procurando ser um meio através do qual Deus pode manifestar o Seu amor a quem nos procura ou que connosco vive diariamente em casa, na rua ou no local de trabalho. Isto traduz-se em disponibilidade, amabilidade, atenção e carinho por todos de um modo particular pelos pobres, doentes, marginalizados, ricos que às vezes são mais pobres do que os pobres pelo facto de terem dinheiro, etc. Ser companheiro é levar os outros a perceberem que muitas vezes  quem ama não sou eu, não somos nós. Mas é Jesus que ama através, de mim. Jesus que ama através de nós.

Os Companheiros do Santíssimo Sacramento são chamados a viver, no mundo, a missão de Jesus, ao jeito da Fraternidade dos Irmãozinhos com um carisma específico que consiste em:
  • Adorar, louvar e glorificar Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucarístia;
  • Conquistar corações para os Sacrários abandonados;
  • Servir e testemunhar a importância dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis no mundo;
  • Orar pelos sacerdotes;
  • Ser sinal de Jesus orante em toda a parte, dando testemunho da fé em Jesus Cristo Ressuscitado.
Ser Companheiro do Santíssimo Sacramento, é viver um pouco as coisas que Jesus fez, Ele que:
  • Anunciou o Reino;
  • Passou a fazer o Bem;
  • Preparou a Sua Igreja;
  • Rezou e ensinou a rezar.





1 comentário:

Anónimo disse...

Era tão bom que mais pessoas obtassem por viver este estilo de vida..., ao geito do pobrezinho de Assis, que os irmãos testemunham tão bem com a sua vida, são reflexo da mensagem de Jesus que encarnaram na perfeição..., força para alcançarem os vossos desejos, vocês merecem mais..., dão-nos tanto e recebem de nós tão pouco. Mas dentro de nós paira o desejo de melhorar...