domingo, 13 de março de 2016

Adoração ao Santissimo - Moura | 5 de fevereiro 2016


 

Sejamos Senhor instrumentos de amor e perdão
 
Alentejo terra florida, tapete de todas as cores. Paixão de uma vida, que nos convida a reflectir sobre os Homens e nos enche o coração de saudade.
Foi no Alentejo com a sua paisagem única, o seu solinho maravilhoso, as suas gentes fantásticas e
hospitaleiras e com uma família linda e unida, que nos ensinou, nos orientou na educação religiosa a seguir os passos de Jesus, que mais uma vez pudemos estar presentes em mais uma grande manifestação de Fé neste ano da Misericórdia.

E foi no Alentejo, em Terras da Moura Salúquia, que no sábado, 05 de Fevereiro, na Igreja Paroquial de Moura (S. João Batista) teve lugar a Adoração ao Santíssimo Sacramento, da responsabilidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis de Beja.
Uma tarde especial em terra de Mouros mas com uma Igreja repleta de Católicos. Na simplicidade das gerberas brancas e dos lírios roxos o Altar estava lindo.

A Igreja estava cheia. Estiveram presentes largas centenas de pessoas que não querem deixar de seguir Jesus, acompanhando estes Irmãozinhos que tão bem nos sabem envolver nas celebrações
que organizam. Muitos vêm de longe procurar conforto nas palavras destes Irmãos, no “Adorar” destes homens de hábito castanho. E quantos de nós chegam a estes lugares famintos de amor, sequiosos da palavra de Deus, e voltam a casa mais leves e mais felizes.
E porque de felicidade também se tratou nesta tarde, o Irmão Domingos, um filho de Moura, ofereceu-nos uma homilia muito sentida e de sorriso no olhar. Afinal, estava na sua terra.

Neste tempo de reflexão que é a Quaresma é preciso renovarmo-nos espiritualmente, recolhermo-nos e rezar. E neste dia em que a Parábola do Filho Pródigo nos foi apresentada, e que sob o
tema “Pai prodigo de Amor”, fomos levados a reflectir sobre o Perdão, o Amor e a Família, não esqueçamos os valores espirituais e familiares que nos unem.
Sejamos Senhor instrumentos de amor e perdão. Sejamos Senhor capazes de reconhecer os nossos erros e nas nossas leviandades. Sejamos Senhor capazes de regressar a casa humildemente e pedir perdão. E sejamos Senhor homens e mulheres de coração grande para que, como aquele pai, possamos receber em festa e de braços abertos aqueles que sentindo-se perdidos voltam ao nosso convívio. Sejamos Senhor, irmãos.

Foi bonito ver as crianças, que embora não fosse novidade estarem ali, foi com certeza para elas uma celebração diferente. É sempre maravilhoso ver as coreografias dos Jovens Shemá de Beja,
que neste dia nos fizeram refletir.
E o Senhor passou e abençoou-nos, e vivemos momentos de emoção. São sempre únicos, místicos e diferentes estes momentos. A magia da Adoração tem aqui o seu ponto alto, e ninguém consegue
ficar indiferente. Aqui somos todos iguais.

Tenho um carinho especial por estes Irmãozinhos. Sinto-me família desta família.
Obrigada por me fazerem viver assim. Obrigada por todos os momentos e pela vossa amizade. Que Deus vos continue a iluminar o caminho para que juntos consigamos chegar ao Pai.

Queluz, 07 de Março de 2015
JU

Sem comentários: