segunda-feira, 22 de julho de 2013




Os Irmãozinhos de São Francisco de Assis, durante o ano corrente expandiram o seu carisma. Estão a evoluir do modo como nasceram. No princípio tudo começou com dois jovens que discretamente viviam o carisma de colaborar na Evangelização da Diocese de Beja. Isso foi nos anos 80. Desde esses tempos, sempre que lhes é possível e permitido, os Irmãozinhos têm participado em todas as atividades que implicam o crescimento da Igreja no Baixo Alentejo.

Hoje, são uma pequena Fraternidade. Pequena em número, mas não no modo como se dedicam àquilo que fazem. O que define um carisma não está apenas no fazer mas na maneira de ser. E a maneira de ser ou poder ser dos irmãozinhos na diocese de Beja, veio a ser confirmado pelo Bispo da Diocese. Isto é, a abertura da Igreja a uma maior participação nos vários Ministérios da Igreja durante longos anos concentrados apenas no clero.


Aconteceu no último fim de semana de Julho, no Turcifal, Torres Vedras, um retiro para leigos. Eram cerca de 90 de várias gerações. O Tema  “Encontro com Deus” foi vivido de forma muito intensiva dentro do “grande silêncio”. O retiro foi no sentimento dos participantes a oportunidade de retomar o rumo, conforme a Jesus e ao que se lê nos evangelhos. Foi mesmo um tempo de Qualidade, onde se sentiu que é essencial continuar a sonhar com um mundo melhor onde a vida triunfa sobre a morte e o Amor sobre a solidão.

Desse modo, sempre que os irmãos se aproximam mais do cerne do seu carisma, melhor cumprem o que foi definido pelo Concílio e pelos documentos do Magistério que o seguiram. Contribuir para a formação das gerações futuras, colaborar na expansão da Mensagem de Jesus e da organização da Igreja. Essas são funções indispensáveis numa Diocese como é a de Beja.

Durante o ano corrente, organizaram e deram formação a grupos que partilham o seu carisma e participam em muitos dos seus trabalhos e funções na Igreja. A Adoração ao SANTISSIMO foi o momento alto de encontro com Deus ao longo do ano.


BDM
 
Nota: Brevemente publicaremos alguns testemunhos dos participantes do Encontro com Deus


Sem comentários: