terça-feira, 23 de julho de 2013

Noticias do Brasil




JMJ 2013: Peregrina de Beja destaca «experiência única»

A portuguesa Vera Roque (Jovem Shemá) está no Rio de Janeiro a participar na semana missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude, e revelou hoje à Agência ECCLESIA que esta tem sido “uma experiência única”.

A jovem da Diocese de Beja refere que estes têm sido momentos em que se percebe que a “felicidade existe” porque tem sido um preencher “interior” do que é essencial, “do coração”,  e destaca a passagem pelo Complexo do Alemão.

“Cantam e dançam para nós, os sorrisos, as palavras, o próprio grupo com quem temos estado é muito divertido, muito acolhedor”, assinala a jovem que, também, vai participar na Jornada Mundial da Juventude, entre terça-feira e domingo.

Quando chegou ao Brasil, a peregrina deparou-se com dicotomia entre os “prédios ricos e as favelas” e este sábado, teve a oportunidade visitar o Complexo do Alemão, um bairro de lata, normalmente, associado a perigo.

“A verdade é que ali consegui sentir a humildade e o amor de Jesus, por exemplo, em duas crianças que apareceram e, embora tenha sido para vender águas, pelo carinho com que falaram e a forma como nos acolheram não me senti ameaçada”, explicou Vera Roque.

“Senti que Jesus vem para os pobres, para o humildes também, alias, para eles acima de tudo”, acrescentou.

A jovem explicou que está a experienciar uma Igreja “sem barreiras” e um “Jesus que ressuscitou”, pelo que está a preencher-se “para poder evangelizar quando voltar a Portugal”.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

O Vaticano e os responsáveis brasileiros esperam cerca de dois milhões de participantes nos momentos centrais da visita do Papa Francisco, entre os quais cerca de 500 portugueses, acompanhados por mais de 60 voluntários e também nove bispos, das dioceses de Viseu, Portalegre-Castelo Branco, Bragança-Miranda, Beja, Lisboa, Coimbra, Guarda e Braga.
 
In Agência Ecclesia 

Sem comentários: