sábado, 13 de julho de 2013

JMJ 2013: Oito bispos portugueses nas catequeses no Brasil

A comitiva portuguesa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, no Brasil, vai integrar cerca de 600 jovens e nove bispos, oito dos quais vão participar em duas catequeses.
Segundo a organização vão estar presentes no Brasil D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, D. Antonino Dias, de Portalegre-Castelo Branco, também D. José Cordeiro, de Bragança-Miranda, D. António Vitalino, de Beja, os bispos auxiliares de Lisboa D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes, ainda D. Virgílio do Nascimento Antunes, de Coimbra, D. Manuel da Rocha Felício, da Guarda e o arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga.
Cada dia será conduzido por uma proposta diferente relacionada com o tema do encontro «Ide e fazer discípulos entre todas as nações», explica o Departamento nacional da Pastoral Juvenil num comunicado à Agência ECCLESIA.
O encontro de cada dia pautado por “testemunhos, catequese do bispo, partilha com perguntas e respostas, e a homilia na eucaristia”, que encerra o encontro do dia.
Cada edição da JMJ é concebida como uma peregrinação que tem por objectivo proporcionar aos jovens uma relação com Cristo e “ajudá-los a viver um encontro pessoal com Ele”.
As catequeses são “uma pedagogia consolidada pela experiência”, através de uma proposta “kerigmática, sacramental, catequética da fé” que coloca em “comunhão jovens que crêem provenientes do mundo inteiro”.
O tempo de catequese oferece uma ocasião para escutar uma palavra de fé, na própria língua, chegando a juntar, conforme a capacidade dos espaços, 5000 pessoas.

Sem comentários: