segunda-feira, 2 de julho de 2012

Encerramento do Ano Pastoral dos Jovens Shemá e...
Orientações para o Ano Pastoral 2012/2013

Queridos Jovens Shemá':

Vós sois um grande motor dentro da Igreja Diocesana e Nacional e com um grande entusiasmo...
Colocai sempre o "turbo" nesse motor e quando ele estiver a avariar, ide à oficina de Jesus Cristo que Ele arranja tudo...

Eis algumas orientações para o próximo Ano Pastoral:

  • Alegria da Vocação:
Convido-vos a viverem sempre esta alegria da Vocação a que fostes chamados de serdes Jovens Shemá'. Ser Jovem Shemá' é uma Vocação. Senti essa Vocação e procurai contagiar todos os que se cruzam nos vossos caminhos com esta Vocação que é linda.
  • Paixão pela Missão:
Senti paixão pela Missão. Senti-vos entusiasmados pela Missão que tendes ao serdes Jovens Shemá'.
Meditai na vossa Missão.
  • Competência e Criatividade:
Sois Jovens Shemá' e chegaram até aqui porque tendes competências para tal. É-nos reconhecida na Igreja e em todo o lado por onde vamos a competência de sermos Jovens Shemá'.
Vós sois extremamente criativos. Nesta Vocação nunca deixemos de ser criativos. É a criatividade que tem sempre identificado os Jovens Shemá'. Ser criativo é uma nova forma de ser competente.
  • Ser Jovem Shemá' sem fronteiras de tempos e lugares:
Nós não podemos estar limitados, como Jovens Shemá', só aos tempos das nossas reuniões, destes encontros (por ocasião do fim-de-semana Shemá' em Vila Nova de Mil Fontes) ou das Adorações. Os Jovens Shemá' não têm fronteiras. Todos os dias ao nos levantarmos temos de dar graças por sermos Jovens Shemá' e mostrá-lo com gestos concretos a toda a gente.
Partir de manhã com alegria para o trabalho e sair à noite com gratidão. Atenção que não deixamos de ser Jovens Shemá' quando terminamos as reuniões, Adorações, etc.
  • Ser Jovem Shema´' é ser coerente:
Ser coerente no testemunho da vida pessoal e familiar. A forma de ser família também evangeliza.
  • Ajudar a todos os que se cruzam no nosso caminho entre o saber e o crer:
Entre a razão e a fé. A Igreja celebra no próximo Ano Pastoral o Ano da Fé. Vós deveis ser ponte entre a razão e a fé. Temos que aprofundar o nosso acreditar.
  • Procurai viver uma grande sintonia e entusiasmo pela comunidade cristã:
Ter entusiasmo e actividade nas vossas Paróquias. Não faltar à Eucaristia.
Meus irmãos, se as pessoas soubessem o verdadeiro valor da Eucaristia e a presença real e forte de Jesus na Hóstia Consagrada, não deixariam as Igrejas vazias durante as Eucaristias, mas fariam fila à porta das Igrejas e estas não seriam suficientes para albergar toda a gente...
  • Novas frentes de Missão:
Amigos, no mundo de hoje, já não basta o porta-a-porta, o boca-a-boca. É urgente levar Jesus a todos. Devemos apostar nas novas tecnologias, já temos um Blog e uma Página no Facebook. Continuemos criando sites, jornais, canais, folhetins, etc.
  • Sermos capazes de renovar a alegria nos Jovens Shemá' mais antigos:
Eles têm tanto para nos ensinar...
  • Os mais velhos devem inspirar confiança nos mais novos:
Os Jovens Shemá' mais novos, às vezes, estão desmotivados, ainda não encontraram em nós Jesus Cristo. Às vezes parecem não encontrar razões para ficar... Ajudemo-los...


Desejo-vos umas santas férias, mas não tirem férias do Amiguinho Jesus, pois Ele não descansa...

Ir. José Domingos

Sem comentários: