terça-feira, 6 de março de 2012

Homilía do representante do Santo Padre no Santuário do Cristo Redentor (Rio de Janeiro) a propósito da próxima JMJ

Queridos Jovens:
(...)
 A Cruz é como um “arado” que prepara o terreno para a semeadura da palavra de Deus durante cada JMJ, e de modo especial preparará o terreno da “Terra de Santa Cruz”, primeiro nome dado ao Brasil.
O encontro pessoal com Cristo Redentor é, por sua vez, inseparável do encontro com a sua Igreja. A JMJ alimenta nos jovens a consciência de ser parte integrante da Igreja, dá-lhes a certeza de não estarem sozinhos. A importância e a intensidade do evento fazem descobrir o «caráter planetário da fé e o significado universal da pertença religiosa», põe em evidência a vitalidade da Igreja e a sua extraordinária capacidade de mobilizar e de agregar as jovens gerações mesmo na sociedade pós-moderna, já difusamente secularizada. A geração das JMJ’s tem aprendido que seguir Jesus na fé quer dizer caminhar com Ele na comunhão da Igreja, que não se pode separar Cristo da sua Igreja!
(...)
Nunca esqueçam que vocês ocupam um lugar privilegiado no coração de Cristo e no coração da Igreja. Vocês são não somente um objeto do esforço missionário da Igreja, mas também seus protagonistas indispensáveis! É em vocês que a Igreja reencontra continuamente a capacidade de maravilhar-se diante do Mistério e o entusiasmo que leva a objetivos sempre novos. Vocês encontram-se na idade por excelência da busca da verdade, do bem, da beleza, da justiça e da solidariedade. Nunca deixem de buscar estes altos ideais! E não percam a oportunidade que a Jmj lhes oferece de colocá-los em prática, através da hospitalidade que poderão oferecer a todos os vossos amigos, provenientes das mais diversas partes do mundo.
Caríssimos jovens, procurem engajar-se na preparação da Jmj com a generosidade que lhes é própria. Há uma grande necessidade do empenho de todos vocês nos diferentes serviços e nos mais diversos campos do voluntariado. A Igreja conta com vocês! Cristo conta com vocês! Caríssimos, Jesus Cristo os espera, e de braços abertos deseja encontrá-los em julho de 2013!

Cardeal Stanisław Ryłko

Sem comentários: