terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Advento - Tempo de Espera e de Esperança


A QUEM ESPERAMOS?
Os judeus não reconheceram o Messias, porque o esperavam DIFERENTE. Até os apóstolos se escandalizavam do caminho da cruz. Muitas vezes imaginamos Deus duma maneira diferente da Sua. Construímos um Deus segundo a nossa imagem. O Advento coloca-nos disponíveis para receber Jesus tal como Ele vier, despojando-nos dos nossos esquemas, para nos abrirmos à sua graça.
ENCONTRAR DEUS EM CADA UM
Todos temos tendência a pensar que as coisas seriam melhores se NÓS fôssemos diferentes daquilo que somos. Se tivéssemos melhor temperamento, outras qualidades… E só na medida em que encontramos Deus em cada um, em mim mesmo, é que somos capazes de viver o presente e de o mudar. Jesus não se aproxima de nós através de uma realidade ideal, mas do quotidiano. E o que Ele pede é que estejamos dispostos a acolher, a servir, a pedir perdão…
PREPARARMO-NOS AO ESTILO DE MARIA
Podemos esperar Jesus como Alguém que virá de fora; e a experiência de Maria é a de O encontrar DENTRO DELA MESMA. Temos que receber Cristo no “coração”, antes de O recebermos no “corpo”, como Ela. E isso supõe um despojamento, para permitirmos que Ele seja o centro da nossa vida.
ESPERAR EM COMUNIDADE
Tudo isto não o vivemos sós, mas JUNTOS, numa comunidade ou família concreta, que tem os seus defeitos. Uma família a quem não servimos com a nossa habilidade ou inteligência, mas através do amor, da compreensão, da paz, da sã convivência.
ENTÃO CRISTO FARÁ NATAL NA TERRA…
E EM TI… E EM TUA CASA… E NO TEU TRABALHO…

Sem comentários: