terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uma História de Amor




Chamo-me Rita Baptista, tenho trinta e um anos e uma história de Amor linda para contar, a história de Deus comigo! Sim, Deus tem sempre uma história de Amor para escrever na vida de cada um de nós!

Sou natural de Beja, Alentejo, nasci numa família católica, mas pouco praticante e aos poucos Deus foi-se metendo na minha vida. Fui uma jovem como tantas outras, mas descobrindo progressivamente a pessoa de Jesus, que continuamente teimava em me surpreender (o nosso Deus é o Deus das surpresas), e deixando-me tocar pelo seu jeito de ser, de cativar, de seduzir… E quanto mais me sentia chamada a conhecê-lO e a participar na vida da minha paróquia, do grupo de jovens, dos movimentos juvenis em que participei (Convívio-Fraterno e Jovens Shemá’), mais me sentia cativada, fascinada, e dentro de mim surgia uma voz que me repetia “Vem e Segue-me”! Inicialmente fiquei na dúvida, questionei-me e pus-me em busca. Foi um caminho que senti claramente não ser feito sozinha, Ele caminhava comigo e aos poucos foi-me revelando (por gestos, sinais, pessoas, e sobretudo, na oração) que me queria toda para Ele, queria-me inteiramente sua, para ser sua esposa.

Então, eis que brotam do coração as palavras do profeta: “Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir”. É tão profundo este Amor de Deus que nos toca e chama que não se pode resistir. E quanto mais nos abandonamos nas Suas mãos, mais Ele faz maravilhas em nós…!

Arrisquei nesta aventura de Amor e, há nove anos atrás, entrei na Fraternidade Franciscana Evangelizadora de Nª Sr.ª da Esperança para iniciar o Pré-Noviciado. Tem sido uma caminhada de verdadeira descoberta e relação com este Deus-Amor que não se cansa de me buscar e seduzir, tomando-me pela mão e conduzindo-me à profunda relação esponsal com Ele.

Hoje, depois de uma caminhada de juniorado desde os votos temporários (seis anos), chego com uma alegria muito grande e profunda a este momento tão importante e significativo para mim, a profissão perpétua, pela qual expresso a minha entrega para sempre e sem reservas, através dos votos de obediência, pobreza e castidade, a este Jesus que é toda a minha razão de viver. Uma tão experimentada alegria deve ser partilhada com aqueles que, de alguma forma, fizeram parte do meu percurso vocacional e me ajudaram a discernir a vontade de Deus, nomeadamente os Irmãozinhos, os Jovens Shemá’ e os Companheiros do Santíssimo Sacramento. Bem hajam! 
Assim, no próximo dia 25 de Setembro pronunciarei os meus votos perpétuos em Azinhaga, e conto com a vossa oração!

Ir. Rita Baptista, fense

Nota:  
A Irmã Rita Baptista é Licenciada em Radiologia,
pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Actualmente, exerce a sua profissão no Hospital de Santarém.
No presente ano concluiu a Licenciatura em Ciências Religiosas.

FRATERNIDADE FRANCISCANA EVANGELIZADORA
DE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Fundação
A Fraternidade, de Direito Diocesano, foi erecta canonicamente a 07 de Outubro de 1988, por Decreto do Senhor Bispo de Santarém, D. Frei António Francisco Marques, OFM.

Espiritualidade e Carisma
A Fraternidade tem como finalidade fazer acontecer o reino de Deus entre os homens, evangelizando pela oração, estilo de vida, serviço e anúncio da Palavra a exemplo de Jesus que foi enviado para: “Anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação dos cativos, dar vista aos cegos e mandar em liberdade os oprimidos” (Lc 4,18).

O carisma da Fraternidade é contemplativo-apostólico, de inspiração franciscana e, como São Francisco de Assis, faz seu o mandato recebido do Senhor: «Francisco, vai e repara a minha casa…” (2Cel 10).
Missão
Os membros da Fraternidade vivem inseridos em meios sociais e eclesiais mais desfavorecidos de agentes de pastoral, a fim de que, encarnando a situação humana das pessoas da região, sejam incentivo à promoção da sua dignidade e com elas façam uma caminhada de fé.

O trabalho apostólico é levado a cabo a nível de Diocese, paróquia e locais de trabalho.

A nível de Diocese, a Irmãs disponibilizam-se para os serviços que lhes forem solicitados. Actualmente desempenham a coordenação do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese de Santarém.

A nível das paróquias, as Irmãs orientam e dinamizam vários serviços.
Nos locais de trabalho profissional, sempre exercidos por conta de outrem, as Irmãs desenvolvem planos de evangelização de acordo com a especificidade do sector.
Grupos ligados à Fraternidade
As Irmãs partilham o Carisma com:
               - Os Leigos Franciscanos Evangelizadores
               - Os Jovens Franciscanos Evangelizadores

2 comentários:

Dulce disse...

Despertou-me esta postagem e ao olhar este rosto, reconheci de imediato uma menina linda que quase espera - o grupo Caminhar do Sul - com um sorriso de Deus nas nossas peregrinações para Fátima. Trás sempre a paz e o ânimo que restaura as nossas forças. Em casa, guardo um "sol de Maria" que nos foi ofertado há dois anos.

Aqui, venho fazer festa com Deus e contigo Rita; juntos, louvemos pela sedução que sentiste e aceitaste com epicentro de toda a tua vida.

Que o Senhor te abençoe. Eu sinto-me abençoada por te conhecer.

Abraço-te em Cristo e Maria

Anónimo disse...

Parabéns Rita! É para mim uma grande alegria partilhar contigo este momento tão lindo na tua vida... tenho pena de os irmãozinhos não me terem convidado para assistir á cerimónia, mas desde que te conheci que tenho grande admiração por ti..., gosto muito de ti e não esqueço bons momentos que partilhei contigo junto dos irmãozinhos...és uma estrela a brilhar par nós, rezo por ti...