terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jovens Shemá' - «Enraizados e edificados em Cristo...»


A Jornada Mundial da Juventude – Madrid 2011 (JMJ) conta com milhares de jovens de todo o mundo para «uma comunhão intensa entre os participantes», um encontro para «viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós.»

De entre os muitos jovens ali presentes, contam-se também o Ivo Rosa, a Daniela Duarte, a Mafalda, a Vera Roque, a Nádia, e o Celso, membros do grupo “Jovens Shemá”, ligados à Fraternidade dos Irmãozinhos de São Francisco de Assis, de Beja.

Antes da partida para Madrid, no passado dia quinze deste mês de Agosto, os jovens estiveram presentes na celebração litúrgica presidida pelo Bispo D. António Vitalino, na Sé de Beja, às 21h30, durante a qual se realizou uma breve “cerimónia do envio”. Deste modo, os jovens assumem com maior consciência que a sua participação na JMJ não é simplesmente resultado da sua iniciativa pessoal, mas também fruto do sentido de pertença a uma comunidade cristã concreta que os envia ao encontro em Igreja, pois, como diz o Papa Bento XVI, a sua presença «renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso.»

Na referida “cerimónia do envio”, D. António Vitalino, dirigindo-se aos jovens que iriam participar na JMJ, proclamou a seguinte "oração de envio":
«Que a terra abra caminhos sempre à frente dos teus passos e que o vento sopre suave sobre os teus ombros; que o sol brilhe sempre cálido e fraterno no teu rosto e que a chuva caia suave entre os teus campos, para que juntos defendamos a vida da juventude. Que Deus nos guarde no calor do seu abraço para que possamos amar incondicionalmente! Isto vos pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.»

A Jornada Mundial da Juventude acontece «num momento em que a Europa tem grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs», e por isso o tema é especialmente significativo: «Enraizados e edificados em Cristo… firmes na fé». A propósito deste tema, o Papa oferece-nos uma belíssima catequese na sua mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, e que pode ser lida no site da Santa Sé (link).

Dado que o carisma específico dos Jovens Shemá está intimamente ligado à adoração ao Santíssimo Sacramento, fundada numa vida pessoal cristã a sério e prolongada no serviço fraterno, é interessante sublinhar as palavras do Papa Bento XVI na sua referida mensagem:
«Queridos jovens, aprendei a "ver", a "encontrar" Jesus na Eucaristia, onde está presente e próximo até se fazer alimento para o nosso caminho; no Sacramento da Penitência, no qual o Senhor manifesta a sua misericórdia ao oferecer-nos sempre o seu perdão. Reconhecei e servi Jesus também nos pobres, nos doentes, nos irmãos que estão em dificuldade e precisam de ajuda.»


Jovens Shemá' participantes na JMJ



Todos os jovens da Diocese de Beja participantes na JMJ

Sem comentários: